Para quem não conhece, a categoria “Meu Cantinho” é um espaço especial dos leitores. São ideias, cantinhos organizados, artes, enfim tudo feito com muito amor e carinho. A intenção desta categoria é mostrar que organizar a casa ou botar à mão na massa pode ser feito por qualquer pessoa, só basta querer… Hoje, o “Meu Cantinho” está um pouquinho diferente. Através do grupo do Organize sem Frescuras! no Facebook (conheça aqui), pedi para alguns leitores que trabalham o dia todo (e pouco tempo em casa) contarem como é sua rotina com a casa e como conseguem manter tudo limpo e ordem, mesmo sem muito tempo. O resultado? Leia abaixo alguns depoimentos e inspire-se:
Cintia Cintilante: Trabalho a semana toda e saio de manhã. Tenho um filho de dois anos e não é muito fácil não, viu?! Depois que chego do trabalho, dou uma “geralzinha” na casa e pego um cômodo por dia para fazer uma limpeza mais profunda – arrastar móveis, limpar vidros e tirar poeira, assim até sexta consigo ter a casa toda limpa. As roupas, eu começo a lavar sexta à noite e termino no sábado, se der coragem, passo no domingo ou um pouquinho por dia. Tenho um lema de não dormir com louça na pia e não sair de casa sem arrumar as camas, isso tem me ajudado muito…
Rosangela Ramos: Trabalho dia/noite a semana toda. O jeito é pegar no pesado no sábado, faxina geral e roupas lavadas. Domingo passo roupas.
Marileis Pinto: Minha vida é muito tranquila: trabalho em período integral e estou terminando a faculdade. Preparo o jantar todos os dias, lavo roupa duas vezes por semana e faço faxina em um cômodo por dia. Só os banheiros que lavo todos os três juntos. Sábado tenho voluntariado em meio período e domingo o quintal para fazer manutenção. Faço o possível, nem sempre é o ideal. Meu filho de 17 anos colabora um pouco na limpeza e manutenção. O negócio é todos zelarem pela conservação da limpeza e não deixar nada acumular.
Maria Amadeu: Faço conforme tenho vontade. Chego as 17 horas e sempre muito cansada. Primeiro, entro no computador, jogo um pouco, descanso e lá pela 7 horas da noite, faço alguma coisa. Não me estresso com o serviço de casa não…
Isa belle Klitze: Olha, se eu não colocar todas as tarefas no papel, não consigo fazer nada! Assim, tudo marcadinho vou fazendo um de cada vez!
Dayanny Telles: Se organize com o cardápio, não vá dormir com objetos e roupas espalhadas. Reserve um local para sua bolsa, chaves e correspondências. Você não imagina a diferença que faz! Sempre que lembrar, limpe a pia do banheiro e deixe tudo no lugar (pentes, bijus, perfumes). Se tiver muitos deles, doe um pouco. Você não precisa de tudo e abrirá espaço para ficarem todos à vista. Recolha o lixo e já o coloque para fora, se não, deixe-o na porta/portão para levar assim que sair. Pequenas mudanças é que fazem a diferença no meu dia a dia.
Karinne Meireles: Para quem trabalha fora é importante manter a organização diariamente para facilitar a limpeza. De manhã, não consigo fazer praticamente nada, pois saio cedo para o trabalho, apenas arrumo a cama, recolho as roupas sujas e o que estiver fora do lugar. Porém, no fim da tarde, recolho os lixos, estendo as roupas, coloco outras para lavar, organizo algumas coisinhas que acabam ficando fora do lugar e faço a lista do supermercado. Quando não recebo visitas em casa, retiramos os calçados antes de entrar em casa (isso facilita a manutenção do piso), coloco desinfetante nos vasos sanitários e lavo as louças, se tiver. No final de semana gosto de organizar e limpar os armários da cozinha, banheiro, lavanderia. A limpeza pesada, eu deixo para minha diarista que vai à minha casa uma vez por semana para limpar e passar as roupas, porque ninguém é de ferro, né?? Rsrs..
Consul Lima: O segredo é manter sempre tudo organizado. Como sou muito organizada, não tenho dificuldades. Outra dica é anotar tudo na agenda o que precisa fazer, assim facilita o seu dia.
Karina Castro: Trabalho o dia todo fora, a noite faço artesanato e nos finais de semana faço alguns serviços organização. Uma vez organizado, você saberá manter e sobra tempo…
Ivaneide Martins: Costumo fazer um pouco por dia, por exemplo: a roupa eu lavo segunda/quarta e sexta, assim tenho o fim de semana sem roupas sujas.
Ziula Sbroglio: Coloco a roupa esticadinha no varal (camisetas, vestidos, camisas) e as penduro em cabides. Depois de secas, vão direto para o roupeiro. Algumas camisetas (escolares e de times) dou uma esticadinha em cima da cama e guardo. Roupa de cama a mesma coisa, esticadinha no varal, devidamente dobrada e depois é só terminar de dobrar e guardar. FERRO A VAPOR APOSENTADO!!!
Ozenides Barbosa: Quando a roupa estiver seca, coloque-as na secadora para dar uma esquentada. Em seguida, tire e já dobre. Para malhas, jeans e toalhas é ótimo!
Luciana Cidade: Eu anoto tudo o que fazer na agenda. Um dia ou até dois dias antes, já começo a escrever o que vou fazer por ordem de horário: o que preciso comprar, o que vai ser feito nas refeições e o que precisa arrumar na casa. Procuro ir consertando tudo o que quebra, procuro deixar tudo acertado e fácil para usar.
Andrea Pastina: Os meus horários são “flutuantes”, por isso eu monto uma agenda e divido minhas tarefas por dia e o tempo que tenho disponível, porém mantenho a casa sempre organizada, banheiros em ordem, camas arrumadas e cozinha limpa. Não é 100% como quando ficamos em casa, mas mantenho a ordem. Quanto a alimentação, eu deixo tudo temperado e semipronto para a semana. Deixo também, as saladas e frutas lavadas e o feijão congelado para a semana toda. Ah! Eu levanto as 6:00 horas para adiantar as coisas antes de sair de casa.
Fabiane Secomandi: Eu moro sozinha com um bebê num apartamento e trabalho o dia todo. Quando chego em casa, meu tempo é quase somente para ele, até que ele durma. Mesmo assim, eu anoto tudo o que tem para fazer e providenciar. Tenho uma lavadora-secadora, mas como também tenho varalzinho, eu uso sempre as duas opções. Lavo um tanto de roupa no modo rápido e já penduro no varal, deixando na máquina outro tanto para lavar e secar (geralmente as roupinhas dele). Conforme sujamos as coisas, já vou limpando, por exemplo: depois que ele janta, fica comida no chão e na cadeirinha dele, aí logo em seguida, o coloco no cercadinho e explico que a mamãe vai limpar o chão. Ele já acostumou e eu consigo deixar tudo limpo de novo no mesmo instante. Quando as roupas secam, tiro da máquina e vou dobrando tudo junto com ele no sofá, enquanto ele brinca, e aí já guardo no lugar pra não acumular nada.
Delci Garcia: Trabalho e não tenho ninguém para ajudar. Acordo cedo organizo tudo (cada coisa no seu lugar), passo o rodo mágico e no sábado faço faxina. Minha casa é super arrumadinha.
Ana Paula Requejo: Saio de casa as 7 horas e chego as 19 horas todos os dias. Meu segredo é trabalho em equipe. Tenho dois filhos adolescentes e conto com a colaboração deles e do marido, e cada um tem uma tarefa diária e uma semanal, por exemplo: lavar louça e guardar, estender e recolher as roupas e manter suas coisas guardadas. No começo é meio chato, eles teimam em não fazer, mas eu não cedo a teoria do caos (não fazer), aos poucos eles entram na rotina. O trabalho deles ajuda muito, e garanto que desde pequenos podem aprender. Espero ter ajudado
E aí, o que acharam? Acredito que dá para dar uma luz, não é mesmo? Agora é com você! Se quiser contar como é sua rotina, é só comentar abaixo.
Bjinhos
Rafaela